domingo, dezembro 16, 2007

3º Domingo de Advento - O Evangelho - Reflexão

3º Domingo De Advento


Evangelho segundo S.Mateus

Naquele tempo, João Baptista estava no cárcere. Tendo ouvido falar das obras de Cristo, enviou-lhe os seus discípulos com esta pergunta: "És tu aquele que há-de vir, ou devemos esperar outro? Jesus respondeu-lhes: "Ide contar a João o que vedes e ouvis: Os cegos vêem e os coxos andam, os leprosos ficam limpos e os surdos ouvem, os mortos ressuscitam e a Boa Nova é anunciada aos pobres: E bem-aventurado aquele que que não encontra em mim ocasião de escêndalo". Depois de eles terem partido, Jesus começou a falar às multidões a respeito de João: "Que foste ver ao deserto? uma cana agitada pelo vento? Então que fostes ver? Um homem vestido de roupas luxuosas? Mas aqueles que usam roupas luxuosas encontram-se nos palácios dos reis. Que fostes, então, ver? Um profeta? Sim, eu vo-lo digo, e mais que um profeta. É aquele de quem está escrito: Eis que envio o meu mensageiro diante de ti, para te preparar o caminho. Em verdade vos digo: entre os nascidos de mulher, não apareceu ninguém maior do que João Baptista; e, no entanto, o mais pequeno no Reino do Céu é maior do que ele".



Luzes Do Evangelho

Quando nos nossos dias ouvimos falar de "Boa Nova", pensamos certamente no Evangelho. Mas para os cristãos a Boa Nova é antes de mais esta imensa marca de amor que jESUS nos deixou com suas palavras, seus gestos e sua vida.

Os cegos que começam a ver, os coxos que passam a andar... são com certeza coisas que parecem incriveis. Mas estes gestos de cura mostram-nos que Deus se interessa pela humanidade, que o Salvador esperado já chegou. poderíamos dizer: quando virdes acontecer coisas tão belas, quer dizer que Deus está muito perto de vós!

Sabemos que a inteligência do homem e o progresso da ciência permitem em nossos dias tratar e curar terriveis doenças. Mas dar amor aos outros e aceitar o amor deles também permite curar feridas interiores, como tristezas e desgostos. Também nestes gestos de partilha nós sabemos que Deus está próximo e que nos mantemos no caminho certo.
Agora, é importante que cada um de nós, se faça seu "profeta": em pequenas coisas mostraremos que Deus está bem presente na nossa vida e que se interessa por nós.
menorodrigues@gmail.com



Nenhum comentário: