sábado, dezembro 08, 2007

2º Domingo de Advento - O Evangelho - Reflexão


2º Domingo De Advento

Evangelho segundo S. Mateus 3,1-12


Naqueles dias, apareceu João Baptista, a pregar no deserto da Judeia. Dizia: "Convertei-vos, porque está próximo o Reino do Céu". Foi deste que falou o profeta Isaías, quando disse: Uma voz clama no deserto: "Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas".

João trazia um traje de pêlos de camelo e um cinto de couro à volta da cintura; alimentava-se de gafanhotos e mel silvestre. Iam ter com ele os de Jerusalém, os de toda a Judeia, e os da região do Jordão, e eram por ele baptizados no Jordão, confessando os seus pecados.
Vendo, porém, que muitos fariseus e saduceus vinham ao seu baptismo, disse-lhes: "Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da cólera que está para vir? Produzi, pois, frutos, dignos de conversão e não vos iludais a vós mesmos, dizendo: "Temos Abraão por pai!" Pois digo-vos:
Deus pode suscitar, destas pedras, filhos de Abraão. O machado já está posto à raiz das árvores, e toda a árvore que não dá bom fruto é cortada e lançada ao fogo.
Eu baptizo-vos com água, para vos mover à conversão; mas aquele que vem depois de mim é mais poderoso que eu e não sou digno de lhe desapertar as sandálias. Ele há-de baptizar-vos no Espírito Santo e no fogo. Tem na sua mão a pá de joeirar; limpará a sua eira e recolherá o trigo no celeiro, mas queimará a palha num fogo inextinguìvel".


Luzes Do Evangelho


João Baptista aparece aqui com aspecto de um profeta enigmático. O seu jeito de vestir e de se alimentar causam-me espanto, mas aprecio sobretudo a força das suas palavras. Ele quer despertar os ouvintes. E diz que o corrigir os maus hábitos não se pode deixar para amanhã: Deus está muito perto. João Baptista propõe então que vivam um baptismo de conversão, ou seja que tomemos uma atitude de mudança. Mergulhando completamente na água do Jordão, cada convertido manifesta que está pronto a deixar o que há de mau nele para empreender caminhos novos. Converter-se è mesmo transformar-se, mudar de rumo, fazer novas escolhas, e não voltar aos caminhos que não levam a parte nenhuma!




Pelo baptismo cada cristão é chamado a entrar por completo na vida de Deus. Só se é baptizado uma vez, mas Jesus vai pedir que nos "lavemos" o mais amiúde possível, aproximando-nos dos outros. A indiferença faz que fiquemos bem secos de pés e de coração. Mas o Reino que queremos alcançar obriga-nos a seguir outro caminho...


Um abraço para todos!!!

menorodrigues@gmail.com

Nenhum comentário: