sábado, dezembro 01, 2007

Caminhada do Advento para a Adolescência do 7º ao 10º Ano - 2007

Advento

Os "nossos" adolescentes, todos os dias crescem em estatura e em inteligência. Quanto à estatura, isso acontece sem nada terem que fazer. Quanto à inteligência «intelectual», esforçam-se na escola para a desenvolver. Mas existe uma outra inteligência a desenvolver: é a inteligência do coração.
É isso que vamos propor a todos os adolescentes da nossa catequese do 7º ao 10º ano e com eles caminhar até ao Natal!
Esta caminhada do Advento para os adolescentes é um pouco diferente da infância embora o trabalho e o caminho tem o mesmo sentido, mas doutra maneira.
cada semana e individualmente o adolescente levará um postal para casa, que depois de nele escrever, o enviará para alguém.

1ª Semana - Um Coração que Vigia

O Evangelho.

Explica-se:

Nesta história, poderíamos pensar que o mais importante é comparar Jesus com o dono da casa. Mas repara bem, o texto insiste sobretudo sobre a hora inesperada a que ele regressa: «Não sabeis quando chegará esse momento.»
Jesus realça isto, para que todos estejam realmente atentos, vigilantes, quando chegar o momento esperado.

Hoje...
Certamente que já fizeste a experiência de esperar alguém de quem gostas muito. Se é à noite, impossível ir para a cama. Se já estás deitado, fazes questão de te levantar quando essa pessoa chega, aproveitar logo a presença e tens razão. Preparar-se para o Natal, é um pouco assim. É esperar Jesus com esse coração saltitante de alegria e impaciente com a sua visita.

Actividade:
Como vais preparar o teu Natal?
Escreve nas costas do postal como o vais fazer e depois envia-o a um amigo


2ª Semana - Um Coração que Partilha
O Evangelho

Explica-se:

Natal, é Deus que vem à terra numa criança muito pequenina: Jesus. Deus escolheu este caminho para vir até aos homens. Faz-se bebé, tão frágil: Não é um Deus que meta medo. Pelo contrário, ele pede o amor e a ternura dos homens. Amar e pedir perdão a Deus e aos outros quendo fizemos o mal, é esse o caminho que mostra João Baptista para preparar a vinda do Senhor.

Hoje...
Durante o tempo do Advento, os cristãos dedicam especial atenção em amar os seus irmãos e em perdoarem-se. Repara como tantas vezes fechamos o nosso coração ao amor:
por egoísmo, ciúmes ou maldade. Nestes próximos dias, podes reagir numa situação difícil colocando gestos de paz à tua volta. Também podes pedir o perdão de Deus por todas as vezes que não amaste. Os cristãos vivem esta reconciliação com Deus no Sacramento do perdão! (Confissão). Assim, estás a preparar o caminho em que Jesus vem ao teu encontro.

Actividade:

Escreve nas costas deste postal os teus defeitos e as virtudes.
Qual ou quais os defeitos gostarias de mudar neste Advento?
Guarda o postal só para ti!


3ª Semana - Um Coração que Prepara

O Evangelho

Explica-se:

Naquela época, todos os Judeus esperavam a vinda do Messias Salvador, um rei que os salvaria de todas as suas infelicidades. João Baptista, com a sua maneira de viver e as suas palavras, interpela muito, e as multidões vêm ter com ele. Por isso as autoridades se interrogam, se será ele o Messias Salvador. João responde-lhes que ele não é o Messias, mas que este já chegou. Sim, de facto, Jesus estava no meio deles, mas ninguém sabia que era ele o Salvador. João, ajudou todos os que vinham ter com ele a reconhecerem Jesus e a segui-lo. Ele não guardou só para si a sua fé. Ele testemunhou.

Hoje...
Nas nossa vidas, precisamos de pessoas que sejam outros João Baptista, que nos falem de Jesus e nos digam o que é preciso fazer para seguir Jesus. Também nós, podemos ser testemunhas de Jesus para aqueles que vivem ao nosso lado.


Actividade:

Escreve neste postal ao Papa a explicar-lhe como vais preparar o teu Natal.



4ª Semana - Um Coração que se Alegra

O Evangelho

Explica-se:

Maria acendeu a vela da confiança e do Amor! Ela disse esta luminosa palavra que abre a porta a Deus: «SIM!»
Uma simples palavra transformou o destino da humanidade inteira. Assim que acolheu este maravilhoso anúncio, Maria não consegue conter-se. Transbordante desta maravilhosa notícia põe-se logo a caminho para ir servir!
As portas do seu coração estão abertas e a imensa claridade de Deus pode entrar em todas as casa onde ela acorre!
Olhando para o seu modo de viver podemos nós também aprender a SERVIR!

Hoje...
Natal, é verdadeiramente a festa da alegria. A alegria das prendas é claro, a alegria de dar e de receber. A grande alegria dos cristãos, é de contemplar o menino do presépio, o Filho de Deus que veio ao nosso encontro, aquele que é ao mesmo tempo o todo-Poderoso e, que se fez pobre, pequenino e tão próximo dos homens.



Actividade:

Nas costas deste postal escreve a alguém a desejar-lhe umas Boas Festas.

Oração:

Jesus,
vem com a Tua paz
visitar o mundo inteiro.

Vem com a Tua ternura
habitar nas nossas casas.

Abre os nossos olhos
para te vermos naqueles
que nos estão próximos
e te amarmos
quando os amamos.

Abre o nosso coração
para não esquecer
aqueles que estão longe
e partilhar
com aqueles que precisam.

Então, estão prontos?
Partida!!!

Um abraço para todos.
menorodrigues@gmail.com

Nenhum comentário: