sábado, dezembro 01, 2007

Celebração Para Catequistas - ADVENTO



Vídeo o Advento (com som)





Advento
CELEBRAÇÃO PARA CATEQUISTAS

Material:

- Sala grande
- Círio
- Pedras (godos) marcadores
- Blocos pequeninos para escrever
- Postais para: escrever
: desenhar

- Cartaz - "Preparai o caminho do Senhor"

Celebração:

1- Cântico - Preparai os caminhos do Senhor...
Preparai os caminhos do Senhor Maranatha! Maranatha! Preparai os caminhos do Senhor: Maranatha! Maranatha! Vão chegar os dias do Reino, Maranatha! Maranatha! Vem Senhor Jesus Maranatha! Maranatha! Vai chegar o Messias prometido. Aplanai as veredas e caminhos O Seu nome será Deus Connosco Vem Senhor Jesus.

2- Saudação introdução
Chamar a atenção do material que está em cima da mesa.
3- Oração

4- Poema - Esperança

Senhor, o mundo não é lá muito belo, o nosso mundo, este mundo que nos deste para que o construamos. Os homens têm fome... de pão com certeza... mas de ternura. de estima e amor. Os homens morrem porque não encontram razões para viver... os homens morrem, sem esperança. Não é ouro e prata o que eles esperam de nós. Querem antes que lhe digamos quem são, de onde vêm porque vivem e para onde vão. Querem ouvir de nós que a sua vida é útil, que vale a pena viver toda a vida. Senhor, eu queria dizer a todo o homem, ao paralítico, ao humilhado, ao coxo, ao homicida: «Em nome de Jesus Cristo, recomeça a viver, a crer, a esperar. Caminha, dá saltos, podes dançar de alegria. Eu queria, Senhor Restituir a força às mãos fatigadas e firmeza aos joelhos vacilantes... queria dizer aos corações perturbados que retomem a coragem. Queria fazê-lo, em Teu nome. Teria vontade de partilhar esta esperança que é nossa. Queria lutar, com todos os meus irmãos, os homens, para que o deserto deste mundo se tornasse um pomar e para que sobre a terra dos homens, pudéssemos ver a ternura de Deus.»
5- LITURGIA DA PALAVRA
1ª Leitura - Isaías 1, 10-17

De que me serve a multidão dos vossos sacrifícios? Diz o Senhor.
Estou farto de holocaustos de carneiros e de gordura de animais cevados; o sangue de touros, de cordeiros e de bodes já não me são agradáveis.
Quando vindes à minha presença quem exige isso de vós?
Cessai de pesar as minhas soleiras de trazer oblações vãs; é uma abominação para mim.
Sábado, reunião sagrada, nem jejum ou solenidade, já não os posso suportar, tornaram-se uma carga, cansado estou de suportá-las.
Quando estendeis as palmas fecho os olhos para não vos ver; e também se multiplicais as vossa preces, não escuto.
As vossa mãos gotejam sangue; lavai-vos, purificai-vos, tirai a imundice das vossa acções de diante dos meus olhos.
Cessai de fazer o mal, habituai-vos a fazer o bem; ponde aplicação na justiça, socorrei o oprimido, fazei justiça ao órfão, defendei a viúva.
Palavra do Senhor.

Reflexão...

Salmo Responsorial - Mostrai-nos o vosso amor
dai-nos a vossa salvação dai-nos a vossa salvação

JOGO - Cada catequista recebe uma pedra e um marcador e escreve um apelo que a leitura sugeriu para preparar o Natal. Não assina e no fim de celebração cada um tira à sorte uma pedra e leva-a para casa.

6- LITURGIA DA PALAVRA
2ª Leitura - 1ª Epistola de S. Paulo aos Coríntios 13, 1-8
Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver caridade, sou como o bronze que ressoa, ou como címbalo que tine. Ainda que eu tenha o dom da profecia e conheça todos os mistérios e toda a ciência, ainda que possua a fé em plenitude, a ponto de transportar montanhas, se não tiver caridade, nada sou. Ainda que distribua todos os meus bens em esmolas e entregue o meu corpo a fim de ser queimado, se não tiver caridade, de nada me aproveita.
A caridade é paciente, a caridade é benigna, não é invejosa; a caridade não se ufana, não se ensoberbece, não é inconveniente, não procura o seu interesse, não se irrita, não suspeita mal, não se alegra com a injustiça, mas rejubila com a verdade. Tudo desculpa, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
A caridade nunca acabará. As profecias desaparecerão, as línguas cessarão e a ciência findará.
Palavra do Senhor.

Reflexão...

Salmo - (A escolher)

JOGO - Escreve no bloco o que vais oferecer a um colega ou uma família no "Cabaz de Natal"
7 - Aclamação ao Evangelho Aleluia! Aleluia!

Evangelho S. Lucas 1, 26-38
No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, a uma virgem desposada com um homem que se chamava José, da casa de David, e o nome da virgem era Maria. Entrando, o anjo disse-lhe; "Avé, cheia de graça, o Senhor é contigo:" Perturbou-se ela com estas palavras e pôs-se a pensar no que significaria semelhante saudação.
O anjo disse-lhe: " Não temas, Maria, pois encontra graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus. Ele será grande e chamar-se-á Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai David; e reinará eternamente na casa de Jacob, e o seu reino não terá fim.
Maria perguntou ao Anjo: Como se fará isso, pois não conheço homem? Respondeu-lhe o anjo: " O Espírito Santo descerá sobre ti, e a força do Altíssimo te envolverá com a sua sombra. Por isso o santo que nascerá de ti será chamado Filho de dEus. Também Isabel, tua parenta, até ele concebeu um filho na sua velhice; e já está no sexto mês aquela que é tida por estéril, porque a Deus nenhuma coisa é impossivel. Então disse Maria: "Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra. E o anjo afastou-se dela.
Palavra da Salvação.

Reflexão...

JOGO - Cada catequista escreve e desenha um postal a um amigo aconselhando-o a preparar e a viver o Natal cristão.

8 - Cântico (A escolher) 9 - Os catequistas sentam-se em circulo à volta do Círio que está no meio da sala. O celebrante convida à conversão de vida. Silêncio...
10 - LADAINHA PENITENCIAL
Pelos que Te buscam sem dar a cara como Nicodemos R/ Vinde Senhor e salvai-nos. Pelos que se contentam com uma religião de aparências, como os fariseus R/ Vinde Senhor e salvai-nos. Pelos que se encontram com a dor e voltam a cara como os personagens da parábola R/ Vinde Senhor e salvai-nos. Pelos que renegam aquilo em que acreditam como Pedro R/ Vinde Senhor e salvai-nos. Pelos que fogem diante da exigência suprema, como o jovem rico R/ Vinde Senhor e salvai-nos Pelos que andam sedentos, como a samaritana R/ Vinde senhor e salvai-nos. Pelos que cobrem de terra os seus talentos, como o servo inútil R/ Vinde Senhor e salvai-nos.

11 Pai Nosso (Cantado e de mãos dadas)

Oração

Cântico final (A escolher)


Despedida.


menorodrigues@gmail.com

Nenhum comentário: