sábado, dezembro 20, 2008

4º Domingo do Advento

Ano B –IV DOMINGO DO ADVENTO
«Conceberás e darás à luz um Filho, a quem porás o nome de Jesus.»

O Evangelho proposto para esta semana é o da Anunciação. Trata-se de uma narração do encontro inesperado de Maria com o Anjo Gabriel que lhe anuncia o projecto de salvação por parte de Deus, que a envolve em primeiro lugar. O episódio revela-nos quem são as personagens, qual o conteúdo do anúncio, quais as reacções que tal anúncio provocou na jovem de Nazaré e que resposta foi dada.
É incrível que a Encarnação, o acontecimento fundamental para a salvação da humanidade, tenha sido anunciado de um modo tão discreto a uma jovem.
É bonito pensar que em alguns lugares, talvez mais nas aldeias, de manhã cedo, ao meio-dia e ao entardecer, os sinos das Igrejas ainda tocam dando sinal para as “Avé- Maria”, a oração do Angelus. A saudação do Anjo tornou-se uma oração tradicional que ilumina os dias. E Maria, depois deste acontecimento, tornou-se a ícone da fé da Igreja, daqueles que acreditam na Palavra de Deus, na sua força, nas suas promessas e se sentem, pessoalmente, envolvidos e chamados a colaborar para que “venha o Seu Reino”.
Deus faz-se homem e vem habitar connosco: isto muda o nosso modo de ver Deus e o homem. Muda o nosso modo de existir: é-nos proposta uma Aliança, uma “co-habitação” que nos interessa e nos leva a tomar uma posição. Na resposta da fé está o nosso risco, a possibilidade de nos realizarmos, actuando o projecto de Deus, para além de toda a esperança humana. Conscientes da nossa pobreza e dos nossos limites, mas com plena confiança, como Maria, no amor omnipotente, somos chamados a dizer o nosso “sim” ao Senhor, na oração e na vida.


PALAVRA
Disse-lhe o Anjo: “Não temas, Maria, porque encontraste graça diante do Deus. Conceberás e darás à luz um Filho, a quem porás o nome de Jesus. Ele será grande e chamar-se-á Filho do Altíssimo. O Senhor Deus Lhe dará o trono de seu pai David; reinará eternamente sobre a casa de Jacob e o seu reinado não terá fim”.

O Anjo Gabriel revela a Maria o que acontecerá se ela acolher a proposta de Deus: será mãe de um menino cujo nome é Jesus, “o Senhor salva”. Ele não será um menino como os outros, pois sobre ele está designado um grande projecto, um projecto real. O seu Reino será diferente de todos os outros, será de origem divina e eterno. No filho de Maria, se realiza a profecia feita a David: Jesus é o Messias esperado, destinado a reinar eternamente.

MEDITAÇÃO
Maria é a escolhida, porque a sua existência agrada a Deus, ela está apta para cuidar do seu Filho. Sim, Jesus é Filho do Deus Altíssimo, que se faz um de nós, na pequenez e na fragilidade de uma criatura. Da pobreza de uma jovem de Nazaré nascerá o Rei dos reis. E o seu Reino é de paz, de justiça, de santidade no qual todos quererão viver. Ele é o Messias esperado. Não nos iludamos com outros “messias” que terão sucessos momentâneos; com Jesus teremos a Eternidade. É deste contraste entre o projecto de Deus e a pobreza humana, “o berço” que Deus precisa para mostrar que os seus modos, a sua lógica não são os modos nem a lógica dos homens, e que a verdadeira grandeza do homem é a humildade. Por isso não hesita entrar no mundo sem sinais de poder, mas despoja-se da sua divindade e assume a condição humana. Encontra morada em nós e por isso não devemos temer se Ele quer reinar na nossa existência: tenhamos a coragem de reinar com Ele no amor, na paz, na concórdia, na fraternidade, na justiça.

Vídeo com som - Maria ensina-me a preparar a tenda!
video
Vídeo com som

Bom Domingo Com O Senhor!
Arménio Rodrigues
menorodrigues@gmail.com

Nenhum comentário: