segunda-feira, dezembro 01, 2008

Olhar o Advento

Olhar o Advento


A Igreja começa cada ano litúrgico com o Tempo de Advento. Um tempo para recordar que cada pessoa faz parte da grande História da Salvação e que esta tem sempre tempos pacientes e prolongados de espera.
Porquê tanta espera?
Nós somos os culpados por tanta espera, pois constantemente tomamos o caminho errado, andamos desorientados, confusos e ocupados com as imagens de ídolos, esquecendo a imagem do verdadeiro Deus.
ele, pelo amor que nos tem e com a sua infinita paciência, espera, espera... dizendo-nos que é possível recomeçar. Esperar... para começar de novo. Eis a mensagem do advento. Uma mensagem capaz de renovar o sentido do caminhar, o estímulo e a esperança para encontrar algo seguro no meio de uma sociedade tão efémera.
Deus vem sempre como novidade, quando menos O esperamos. Apenas nos pede que O reconheçamos e O escutemos.
Preparemo-nos para O receber. Maranatha!

O Caminho do Advento

O que é o Advento?

Chamamos «Advento» ao período das quatro semanas anteriores ao Natal, durante a qual a Igreja nos convida a preparar a festa, chamando-nos à oração e a gestos concretos:
- Oração para como Maria, «glorificar o Senhor» «que pôs os olhos na humildade» dos homens (Lc 1, 46-48), «se fez homem e veio habitar connosco» (Jo 1, 14)
- Gestos concretos para estender a sua misericórdia no meio dos homens «de geração em geração» (Lc 1, 50).
No Tempo do Advento, a Igreja revive as «vindas» do Senhor ao seu povo:
. A vinda histórica, em carne mortal, como Menino, no Natal.
. A vinda triunfal, como Senhor, quando o seu Reino se manifestar plenamente (1 Cor 11, 26; 15, 24).
. A vinda íntima, permanente, ao cristão que prepara o seu coração.

Advento é Esperança

Pôr em prática a espera do advento pressupõe, como condição prévia, que se tenha fé. Mas também esperança.
A presença actual do senhor no meio dos homens é uma força que equilibra os diversos aspectos da vida: amor humano, felicidade, trabalho, bem-estar.
Por isso, viver sempre com esperança, especialmente no advento, confere à existência da pessoa aquela serenidade, fortalecida na luta, que lhe permite superar, com constância, as circunstâncias previstas e imprevistas.
Nada pode desorientar quem puser a sua esperança no próprio Deus.
Uma pessoa assim constrói a sua existência com equilíbrio divino, fruto de prudência e risco, de paz e luta, de amor e sensatez. Aceita a vida como um dom permanente, tal como é, com alegrias e também com tristezas, angústias, separações e momentos dolorosos, que preparam, na esperança, o mundo futuro.
Enquanto avançamos, no tempo, em busca da maturidade cristã - da plenitude do tempo - ansiamos por essa experiência humana; é esse o caminho do Advento.

Maranatha! Vem Senhor Jesus!

Arménio Rodrigues
menorodrigues@gmail.com

Nenhum comentário: