sábado, janeiro 03, 2015

Epifania

Pré-visualizar

«Vimos a sua estrela no Oriente e viemos  adorá-l’O.»

Os Magos vieram de longe para adorar o Menino Deus. Neles, Deus Menino manifesta-se ao mundo. Torna-se universal. Entrega-se à contemplação de toda a humanidade. Os Magos trazem presentes e recebem o melhor: Deus que nos salva.

“Epifania”significa “manifestação”.  Deus manifesta-se aos pagãos e opera-se uma passagem de grande significado na história da salvação: das necessidades de um povo, que se reconhecia como o único herdeiro, ao horizonte universal de todas as nações. Jesus tinha sido acolhido por José, um judeu piedoso da Casa de David. O mesmo Jesus é procurado e encontrado pelos pagãos, simbolizados nestes personagens misteriosos, os Magos, vindos do Oriente.

Os Magos vêm a Jerusalém, a cidade santa dos Judeus. Eles não são da descendência de Abraão, não conhecem o Deus vivo e verdadeiro e não são iluminados pela Palavra de Deus na Lei e nos Profetas. Contudo, a sua procura de Deus, o seu pensar, a atitude de descobrir e indagar a natureza, abre-os a uma visão que os conduz a seguir os sinais interpretados na luz de uma estrela. Não sabem ainda que aquela estrela indica o Messias (cf. Nm 24,17), mas para eles é suficiente que ela trace um caminho a seguir, que abra um sentido nas suas vidas…
Os Magos são homens que possuem menos tradição e conhecimento que os Judeus e Herodes, porém mais fé. São tão sábios e tudo perguntam, chegam na mais humilde atitude e com presentes. Só a estrela os ilumina. Na nudez da fé, adoram. Esvaziam os seus cofres de presentes e enchem o seu coração de alegria. Quando descobriram Deus começaram  a viver outra vida.

Como cristãos fazemos a experiência do que é encontrarmo-nos com Deus, mas, nem por isso, deixamos de O procurar. Pelo contrário, a fé abrasa-nos o coração e impele-nos para novos passos e compromissos. Mantenho-me nesta atitude de procura e na alegria em expressar que O encontro na simplicidade da minha vida. Nem podia ser de outra forma, Ele é o Deus connosco, não fica de fora do meu dia-a-dia.
A narrativa dos Magos é um reflexo daquilo que costuma acontecer a todos os crentes no seu caminho de fé: viram a estrela; interpretaram o seu significado; puseram-se a caminho; perseveraram, apesar dos obstáculos; procuraram apaixonadamente o encontro com o Senhor; caindo de joelhos, adoraram-n’O e ofereceram-Lhe presentes; regressaram por outro caminho, iluminados por aquilo que tinham vivido.

 Se dermos o coração a Jesus, dar-Lhe-emos também as nossas dádivas. O nosso ouro e prata, os nossos bens mais preciosos, os nossos dons mais elevados ser-Lhe-ão inteiramente consagrados, a Ele que nos amou e Se entregou a Si mesmo por nós.

ORAÇÃO
Senhor a Tua Palavra diz-nos que os magos regressaram a casa por um caminho diferente, depois do encontro conTigo.
Também nós Senhor queremos seguir por um caminho novo, aquele que Tu nos queres ensinar quando nos encontramos verdadeiramente conTigo. Por isso Te pedimos que nos guies através da estrela da Fé que nos conduz a Ti, para Ti. Amén.

Vídeo - Epifania 



Nenhum comentário: