domingo, janeiro 18, 2015

Primeira Evangelização: Como Fazer?




1 - Como cristão, testemunha credível do Evangelho, tenho de estar intimamente convencido de que o evangelho dá sentido a toda a minha vida. E tenho de me sentir como um enviado por Deus.

2 - Com liberdade. A primeira evangelização dirige-se a pessoas que nos escutam livremente. Tudo o que "cheire" a pressão ou manipulação leva ao afastamento. E atraiçoa o evangelho que é gratuidade e liberdade.

3 - Com relações cordiais e confiança entre as pessoas. Os pais transmitem a fé aos filhos vivendo uma vida familiar de qualidade e amor. Não tanto forçando a práticas ou convicções. Particularmente com adolescentes e jovens, a palavra e o testemunho de um adulto em que se confia podem ter um impacto profundo e orientar cristãmente as escolhas de vida.

4 - Com acolhimento autêntico. Não interessa tanto pegar no megafone e ir para os centros comerciais "vender" o evangelho. É muito mais importante estar disponível para tanta gente que procura um sentido, uma esperança, uma espiritualidade...

5 - Com métodos variados. A primeira evangelização tem de ser diferente de acordo com as pessoas que tem diante. Há diferenças de idade, de cultura, de experiência religiosa...que devem ser respeitadas. É que pedem respostas diferentes e modos de acção inovadores e criativos.


6 - Encontrando a pessoa concreta. As situações das pessoas que se interessam pela fé cristã variam muito de pessoa para pessoa. É bom que o anúncio seja feito em diálogo com a busca do sujeito concreto.

7 - No momento oportuno. Não tem muito sentido propor o evangelho a pessoas que dele não querem saber. A essas pessoas, nessa fase, é preferível lançar interrogações capazes de pôr em causa as suas certezas e as razões do seu paganismo.


Vídeo: ÁGUA VIVA





Arménio Rodrigues

Nenhum comentário: