sábado, outubro 13, 2012

A FÉ


Acreditar... em quê... Para quê?...

Acreditar é viver: é uma atitude da pessoa humana e faz parte de cada minuto do nosso dia-a-dia. Viver é acreditar... em nós próprios, nos outros, naqueles que nos rodeiam, na vida! É deixar que a vida e os outros entrem em nós. É abrirmo-nos com confiança e amizade, sem medos, sem desconfianças. Conseguiríamos viver sem esta fé humana de todos os dias?

Para os crentes, a fé é acreditar, é aceitar, é abrirmo-nos à realidade de Deus que nos envolve, que vem até nós através de múltiplos sinais e manifestações. É a fé que nos torna capazes de "ver" Deus em nós, nos outros, na vida, no mundo.

Mas para nós,  cristãos, acreditar é aceitar a Pessoa de Jesus Cristo como Filho de Deus que nos dá o Espírito e que nos fala de Deus-Pai. O centro da fé cristã é Jesus Cristo, Ele que é o Filho de Deus, a única e definitiva imagem de Deus. É por Ele e n´Ele que entramos no Mistério de Deus e que Deus se torna próximo de nós.

A alegria da FÉ

É difícil explicar ou definir a atitude de fé. Muitos filósofos, historiadores das religiões, teólogos, têm feito as suas tentativas de explicação. Podemos dizer que acreditar é amar e perceber que somos amados por Alguém, por Deus. Acreditar em Deus é descobrir que ele nos ama e nos chama a viver no amor. A fé é uma resposta ao chamamento para o amor. A fé é um caminhar, uma aventura, um risco e um desafio. É amar e confiar.
Mas a atitude de fé não é uma simples adesão cega e ignorante sem explicação. A nossa inteligência e a nossa razão não podem ficar de fora desta dimensão da vida, como de nenhuma outra. Somos sempre um todo de inteligência/razão e coração/vontade, em todos os momentos e situações da vida. Podemos e devemos ter uma atitude inteligente e crítica perante a fé: razões que a fundamentem, que a purifiquem, que a tornem sólida, sincera, que a esclareçam. 
Assim, a fé, acolhida com o coração, esclarecida e aprofundada pela inteligência, é fonte de alegria e de esperança para o crente, para o cristão. Ela é um dom de Deus, é uma semente maravilhosa na vida e no coração de cada um de nós para que demos frutos de vida eterna. Ela é uma graça, não é uma conquista ou uma descoberta do homem, mas nem por isso diminui a sua dignidade nem a sua liberdade. Não é uma imposição, mas um convite de amor que exige a nossa adesão de coração e de inteligência, exige a colaboração humana e a decisão da nossa vontade e da nossa liberdade. Bem entendida, a fé é uma força extraordinária para a vida: permite-nos ver a vida com o olhar de Deus, segundo o Seu plano, o Seu Projeto de Amor para cada um de nós, para toda a humanidade, para o mundo. Ela é fonte de alegria, de certeza, mas também de dúvidas e novas interpelações.
O "Amén" com que terminamos a proclamação do Credo não é apenas um acrescento final. AMEN significa, em hebraico, a solidez e a certeza.
Quando dizemos AMEN estamos a proclamar que acreditamos que este Deus é a nossa rocha firme, a nossa segurança: "Quem escuta as Minhas palavras e as põe em prática é como o homem prudente que edificou a sua casa sobre rocha" (Mt 7, 24)

Vídeo: A FÉ






Abraço fraterno!!
Arménio Rodrigues

Nenhum comentário: