quinta-feira, julho 16, 2020

Eis-me Aqui Senhor!

Escuta a Palavra de Jesus: "Faz-te ao Largo."
Ele disse-a a Pedro. Disse-a a tantos homens e mulheres ao longo dos séculos. Di-la hoje a ti... a mim! "Faz-te ao Largo. " Não temas. Vai mais longe e lança as redes. Ele conta contigo para anunciares a Sua Palavra às crianças, adolescentes, jovens e adultos que procuram ser felizes na fé. Ele confia em ti, no teu empenho, no teu esforço de formação.
Ele estará contigo, no barco, a remar, a puxar as redes, a acalmar a tempestade!

Eis-me aqui, para Te seguir!

Optar por seguir ou não o Senhor é uma opção que estrutura radicalmente a vida de cada pessoa e das comunidades, e que é posta à prova diariamente, nomeadamente quando há mudanças importantes na vida.
O seguimento de Deus tem o seu expoente máximo em Jesus Cristo - verdadeiro Deus e verdadeiro homem - o único que cumpriu a vontade do pai na totalidade. É Jesus Cristo - ontem, hoje e sempre - que intervém nas comunidades reunidas em Seu nome, nos crentes que se decidem a seguir o projecto de Deus. Ele mostra que essa acção é resposta à fidelidade de Deus e convite para prosseguir em comunhão de fé e de amor a vida inspirada pelo Espírito Santo e actualizada na Igreja, de geração em geração. A resposta a Deus não só gera um estilo de vida, como ela mesmo já é um estilo de vida fiel a Deus, diariamente assumida e discernida em comunhão com a comunidade dos crentes, num espírito de missão, em abertura ao futuro e comunhão com o Eterno.
Eis-me aqui para ser Igreja

Para seguir Deus e o Seu projecto é indispensável viver em comunhão e sintonia com a igreja. A inspiração que leva a uma tomada de posição, a orientar-se para Deus, a discernir no que se comprometer na construção do Reino, é uma inspiração que vai amadurecendo mediante um diálogo longo e profundo na fé, na escuta humilde a atenta da Palavra de Deus, celebrada na liturgia. Ser Igreja, seguir Jesus Cristo, responder ao apelo de Deus, dizendo: "Eis-me aqui!" é, sobretudo optar pela vida, pelo amor, crescer na fidelidade e comprometer-se no serviço ao Reino de Deus, solidarizando-se na justiça e na amizade.

Eis-me aqui, para ser com Cristo
.
Ao optar por ser discípulo de Cristo, mostrando a disponibilidade de O seguir, verifica-se que nesta aventura não há lugar para o anonimato e para a rotina. Deus chama cada pessoa pelo seu nome, e imprime-lhe uma dinâmica de vida que não se compadece com rotinas.
O ser discípulo de Cristo coloca cada crente sob a lei de Cristo, isto é, sobre a lei da cruz, que é a lei do amor. Jesus Cristo faz de cada discípulo uma pessoa de comunhão. Unido a Cristo, o crente explode em possibilidades de ser com o Cristo. Aquele que foi totalmente fiel ao Pai.
Aí a meta será dizer como São Paulo: "Já não sou eu que vivo, mas é Cristo que vive em mim. E a vida que agora tenho na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus que me amou e a si mesmo se entregou por mim." (Gl 2, 20)



Video - Eis-me Aqui Senhor!
.


Abraço fraterno!
Arménio Rodrigues

Nenhum comentário: