segunda-feira, julho 07, 2014

A Oração





"A oração não é outra coisa senão criar amizade, estando muitas vezes a sós com quem sabemos que nos ama". (Santa Teresa de Jesus)

Sim, não é outra coisa. Rezar é falar com Deus, com JESUS, mas Ele mesmo nos ensinou que não se trata de falar por falar. Isso seriam palavras que o vento leva. Trata-se de falar com JESUS para nos tornarmos seus amigos, amigos íntimos, amigos que se conhecem a fundo e se amam com loucura. Assim é a oração! A história duma amizade maravilhosa, porque JESUS é o grande amigo, o melhor amigo que poderíamos encontrar.
Contudo, nesta amizade há condições especiais que veremos a seguir:

1. não vemos, não ouvimos, não tocamos Jesus com os sentidos do corpo. Temos que desenvolver outros sentidos "interiores" para O escutar, para entrar em contacto com Ele de uma forma tão real como é a amizade com o teu melhor amigo.
Por isso a primeira condição que Jesus nos pede é a solidão: "estar...a sós..." Não tenhas medo de ficar a sós com Jesus! Descobrirás tantas coisas...! Porque Jesus pode fazer o que nenhum outro amigo da terra sabe fazer: Ele une-se a nós, une-se a ti, de tal maneira que conhece e entende a tua intimidade mais profunda, aquilo que às vezes desejarias comunicar a um amigo e não podes. Jesus sabe isso porque ELE VIVE no teu interior. Por isso é importante o silêncio e a solidão. Procura Jesus em ti... está tão perto!
Verás que grande amizade podes fazer com Ele! Jesus irá dizendo coisas ao teu coração, falar-te-á, encher-te-á de uma alegria inexplicável... porque Ele é o melhor amigo. não te esqueças disso!

2. A segunda condição é a fidelidade. jesus pede-nos que não nos cansemos de O procurar. Ele sabe às vezes é-nos dificil, mas pede-nos persistência. Persistência no teu tempo de oração de cada dia. Se não esquecemos os nossos melhores amigos, como esquecer Jesus? Faz com Ele o mesmo que farias com um amigo. Fala-lhe com frequência: Ele está contigo vinte e quatro horas por dia, pois está dentro de ti, que mais queres?
E não penses que Ele fica indiferente aos teus esforços para ser fiel. quase sem te dares conta, como Jesus sabe qoe O amas. Ele sente-se bem ao teu lado e por dentro vai-te fazendo como Ele, vai-te convertendo nele. Como os amigos que gostam de ter coisas parecidas. Teresa de Jesus diz-nos assim:
Se vos acostumais a trazê-lo ao vosso lado, e Ele vê que o fazeis com amor, e que procurais agradar-lhe, não o podereis esquecer; não vos faltará nunca, ajudar-vos-á com todos os vossos trabalhos, tê-Lo-eis em todo o lado

3. A terceira condição desta amizade é o amor. Jesus, como qualquer outro amigo, pede-nos que O tenhamos no coração. Ele não quer que pensemos coisa bonitas sobre Ele. Jesus quer que O amemos. Portanto, cuidado com a tua oração, com a tua relação com Jesus. Não se trata de pensar muitas coisas sobre Jesus (então só O terias na cabeça); trata-se de amá-Lo, olhá-Lo, procurando ver o que Ele fazia, para O conhecer e amar melhor e quere o que Ele quer. se fizeres isto, então terá Jesus no teu coração.
também quer, uma vez que está sempre contigo, que fales com Ele frequentemente: conta-Lhe as tuas preocupações, diz-Lhe que estás triste, salta de alegria com Ele quando tiveres uma boa notícia... Jesus quer viver contigo o que tu vives, porque Ele preocupa-Se contigo.
Esta é a grande amizade: tu preocupas-te com as coisas de Jesus, em conheçê-Lo e amá-Lo. Ele preocupa-Se com as tuas coisas, querendo estar muito perto de ti. e assim vos amareis cada vez mais. Vivendo assim esta grande amizade, somos felizes. porque jesus nunca falha nem atraiçoa. e se nós também não O atraiçoamos, quem nos poderá separar? Ninguém, ninguém!
A Sua amizade é a mais segura de todas.
"Com um tão bom amigo presente, que foi o primeiro a padecer, tudo se pode sofrer. é uma ajuda e dá força; nunca falha; é um amigo verdadeiro..." (Santa Teresa)


Vídeo: The Prayer




Abraço fraterno!!
Arménio Rodrigues