quinta-feira, fevereiro 18, 2010

Quaresma-Partir para uma VIDA NOVA!

Clic na imagem acima para fazer Download de Apresentação em powerpoint sobre a "Quaresma tempo para amar!"
------------------------------------------------------------------------------------------------
Tu, porém, quando jejuares, perfuma a cabeça e lava o rosto, para que o teu jejum não seja conhecido dos homens, mas apenas do teu Pai que está presente no oculto; e o teu Pai, que vê no oculto, há-de recompensar-te. (Mt 6, 1-6. 16-18)
------------------------------------------------------------------------------------------------
As cinzas que na Quarta-Feira de Cinzas recebemos na Igreja lembram-nos que na nossa vida nem tudo é perfeito, e que a melhor maneira de nos prepararmos para a Páscoa consiste em nos esforçarmos, verdadeiramente, em nos tornarmos melhores. Em nos pormos belos para o Senhor. De cabeça perfumada, de cara lavada e alegre! Com a imposição das cinzas inicia-se o tempo quaresmal com a duração de 40 (quarenta dias) que prepara a festa da Páscoa do Senhor (MORTE E RESSURREIÇÃO) e do homem (passagem do pecado à vida nova). Inicia-se bem e com um sentido apelativo: As Cinzas. Na Quaresma temos mais uma oportunidade de mudança e conversão de vida e de adesão total à Pessoa de JESUS CRISTO! O SALVADOR - A FONTE DE ESPERANÇA!

Naquele tempo, Jesus, cheio do Espírito Santo, retirou-Se das margens do Jordão. Durante quarenta dias, esteve no deserto, conduzido pelo Espírito, e foi tentado pelo diabo. (Lc 4,1-13)

O deserto é o lugar da liberdade e da tentação. Da fidelidade a Deus e da dúvida. Do amor e dos egoísmos. Do caminho e da queda.
Jesus foi até lá para clarificar a sua identidade, para Se confrontar com os diferentes projectos de vida. E saiu de lá fortalecido. Vencedor sobre todas as tentações fáceis que Lhe propunham ser menos.

Chegou a hora de aceitarmos o convite de Jesus…… numa caminhada de deserto espiritual.
É tempo de ir para o deserto. Não devemos ter medo, porque não vamos sozinhos. Lá está Jesus, ao nosso lado. A fortalecer a nossa decisão!
A oração é o único alimento que levaremos!
Alimento que nos faz ser mais…
…SIMPLES, ALEGRES, ACTIVOS, CRIATIVOS, CONSTRUTORES, INCLUSIVOS, RADICAIS!

-----------------------------------------------------------------------------------------------Sentimo-nos FELIZES quando somos simples, generosos, alegres, activos, criativos, construtores e radicais?...
Nesta Quaresma queres continuar a ser …MAIS…
Com a Força de Jesus?
Nesta primeira semana da Quaresma vou ser mais…

SIMPLES...


No convívio com pessoas que nos fazem sentir bem…

No encontro com pessoas que nos obrigam a pensar de maneira diferente

No elogio que se dá num momento de êxito...

Na consciência da necessidade da oração e do apoio de Deus...

VÍDEO- QUARESMA TEMPO PARA AMAR








A Quaresma é um tempo para aprender a orar. Que é o mesmo que dizer: é um tempo para aprender a viver e amar solidariamente.


Como rezar?


Digo ao Senhor com sinceridade e simplicidade como me sinto por dentro. Vivo o gesto da cinza como expressão do meu desejo de pureza, de conversão, de alegria.


Acolho Deus, que me envolve com a Sua bondade, com a Sua compaixão e misericórdia.


Coloco-me diante DELE como barro nas mãos do oleiro, e peço-Lhe que me crie de novo, não a partir do nada, mas de mim mesmo, que me mostre o seu rosto e me ofereça o Seu Espírito


Viver a vida unidos a Jesus converte a nossa vida num presente para os outros.


"O fruto do silêncio é a oração, o fruto da oração é a fé, o fruto da fé é o amor, o fruto do amor é o serviço, o fruto do serviço é a paz." (Teresa de calcutá)


QUARESMA - TEMPO DE ORAÇÃO





http://www.abcdacatequese.com/partilha/partilha-de-recursos/doc_details/1862-quaresma-2010-1o-semana


SANTA QUARESMA


UM ABRAÇO!


Arménio Rodrigues

Um comentário:

Maria Del Carmen disse...

Bem haja pelo excelente trabalho!
Gostei do blog!
Saudações
Mª Del Carmen