sábado, maio 30, 2009

Pentecostes


«A Paz esteja convosco!»

A vinda do Espírito Santo em Pentecostes significa a irrupção da vida nova entre os seguidores de Jesus. A vinda do Espírito Santo significou para aquele punhado de discípulos o fim do medo e do temor. Abrem-se as portas da comunidade. Nasce a comunidade dos crentes livre, corajosa e testemunha da paz de Cristo vivo e Ressuscitado. Na experiência do nosso Pentecostes esperamos também que o Espírito irrompa nas nossas vidas para nos dar força, para nos tornar mais comunidade, para vencer os nossos medos e nos tornar testemunhas de Jesus Ressuscitado vivo em nós.

O Dom do Espírito é o sopro de vida que brotou da Páscoa de Cristo, tudo renova. transforma e vivifica. Este mesmo Espírito que transformou os Apóstolos habita-nos. Transforma o medo em coragem, o egoísmo em amor partilhado, o orgulho em serviço simples e humilde. É Ele que nos faz vencer obstáculos, superar fracassos, ultrapassar o cepticismo e a desilusão, reencontrar a orientação, readquirir a esperança e fé. É fundamental tomar consciência da presença contínua do Espírito do Senhor em nós, nos outros, nos nossos ambientes, famílias. comunidades, no mundo, e ficar atento aos seus apelos, interpelações e indicações. Só Ele nos faz viver em Cristo.

Como Maria, mulher dócil e obediente ao Espírito de Deus, tomemos consciência de que somos habitados, animados, fortalecidos, renovados e guiados por este mesmo Espírito que o Senhor nos envia.

Oração

Vem, Espírito de Deus, Espírito de amor e de doação. Vem ensinar-nos a escutar a Palavra de Jesus que nos chama e compromete, enviando-nos em missão. Que ninguém fique indiferente ao Teu convite. Vem. Espírito de coragem e docilidade, ensinar-nos a responder à vontade do Pai. Vem ensinar-nos a ser enviados do Ressuscitado, mensageiros do amor, guiados e animados pelo Espírito. Vem remove-nos dos medos, comodismos, raciocínios, cobardias... Vem impele-nos!

Um feliz Pentecostes!
Arménio Rodrigues

Nenhum comentário: