sexta-feira, julho 04, 2008

Viver em plenitude

Viver Em Plenitude


A vida é um dom surpreendente. Contudo, nós podemos deixar-nos enredar de tal maneira na rotina estonteante da vida quotidiana que só aprendemos metade da sua profundidade e riqueza.
A vida também é difícil e, por vezes, quando tentamos evitar a dor provocada por sentimentos perturbadores, podemos ficar igualmente atordoados e incapazes de experimentar plenamente a vida.
Ocasionalmente, as circunstâncias impelem-nos para uma consciência mais profunda - pode ser uma crise, como uma doença ou a perda de emprego, ou um acontecimento de mudança radical, como um nascimento ou um casamento. Nessa altura reconhecemos que estamos mergulhados no mistério e então - por um momento - vivemos a um nível mais profundo, mais rico e mais intenso.
É disto que trata Viver em plenitude - viver de forma apaixonada e atenta,recebendo a vida a partir desse centro que nos foi concedido por Deus. Viver bem desperto, com profundidade de sentimentos, sabendo discernir o que realmente interessa, abraçando a vida.
Na peça Our Town, de Thorton Wilder, a personagem de Emily pergunta: «Haverá algum ser humano que se aperceba da vida enquanto vive - minuto a minuto?»
Respondem-lhe: «Os santos e os poetas talvez - alguns vivem assim.»
Viver em Plenitude recorda-nos que cada um de nós tem um pouco de santo e de poeta. Só precisamos de estar atentos.

A tua alma é a tua
essência mais profunda.
É onde Deus habita
e onde tu és realmente tu.
Toma consciência da presença
de Deus dentro de ti e
vive dessa tomada de consciência.


menorodrigues@gmail.com


Nenhum comentário: