sexta-feira, setembro 28, 2007

O QUE É A ORAÇÃO?



A história de uma amizade

A oração não é outra coisa senão criar amizade, estando muitas vezes a sós com quem sabemos que nos ama. (Santa Teresa de Jesus)

Sim, não é outra coisa. Rezar é falar com Deus, com JESUS, mas Ele mesmo nos ensinou que não se trata de falar por falar. Isso seriam palavras que o vento leva. Trata-se de falar com JESUS para nos tornarmos seus amigos, amigos íntimos, amigos que se conhecem a fundo e se amam com loucura. Assim é a oração! A história duma amizade maravilhosa, porque JESUS é o grande amigo, o melhor amigo que poderíamos encontrar.

Há um presente para ti

Esta é a história de dois homens. Os dois tinham umas boas esposas a quem amavam muito. Os dois esforçavam-se por torná-las felizes e, sempre que podiam, davam-lhes presentes.

Apenas uma coisa diferenciava os dois homens. Um, quando prometia um bom presente à esposa, trabalhava o que fosse preciso para o conseguir, até poder dar-lhe esse magnífico presente. A esposa, agradecida, também lhe tinha preparado em segredo um presente.

O outro homem, pelo contrário, apesar das promessas, nunca consegua cumprir o prometido. Às vezes passavam por montras luxuosas e, como sempre, o marido dizia à mulher: “Brevemente to comprarei”. Mas nunca se decidia. Em certas ocasiões, oferecia-lhe mesmo um presente, mas era por pouco tempo. Acontecia que o tinha pedido emprestado e teria que devolvê-lo.

Os dois homens pareciam iguais, mas um era feliz e o outro não.

Alguém nos dá esta comparação para nos ensinar que, com Deus, também podemos ser como estes homens:

- O homem que dá a Deus o que promete, ainda que lhe custe:

* dá-Lhe cada dia um pouco de tempo

* dá-Lhe o seu trabalho

* dá.Lhe algum sacrifício

* dá-Lhe…

- O homem que anda sempre a prometer a Deus que amanhã Lhe dará algo e chega o amanhã e não Lhe dá nada…

Cuidado com as desculpas! Isso não vale. Se já disseste a JESUS que vais ser seu amigo, dá-Lhe já HOJE o que Lhe corresponde como amigo que é.

Arménio Rodrigues


Um comentário:

Unknown disse...

"Faz-te ao Largo"
Muitas vezes na azáfama da vida não nos apercebemos do melhor presente que temos, que vivemos...O Dom da Vida que nos foi dado...por Deus! E, não valorizamos os pequenos detalhes que Ele também nos ofereceu...De muitas e grandiosas coisas, saliento os amigos, que são os tesouros que devemos cuidar e amar...Dou graças a Deus por tudo que recebo diariamente e pelos amigos que me ofereceu...
Para ti, meu amigo, obrigada!
AD