domingo, setembro 30, 2007
sábado, setembro 29, 2007
sexta-feira, setembro 28, 2007
O QUE É A ORAÇÃO?
A história de uma amizade
A oração não é outra coisa senão criar amizade, estando muitas vezes a sós com quem sabemos que nos ama. (Santa Teresa de Jesus)
Sim, não é outra coisa. Rezar é falar com Deus, com JESUS, mas Ele mesmo nos ensinou que não se trata de falar por falar. Isso seriam palavras que o vento leva. Trata-se de falar com JESUS para nos tornarmos seus amigos, amigos íntimos, amigos que se conhecem a fundo e se amam com loucura. Assim é a oração! A história duma amizade maravilhosa, porque JESUS é o grande amigo, o melhor amigo que poderíamos encontrar.
Há um presente para ti
Esta é a história de dois homens. Os dois tinham umas boas esposas a quem amavam muito. Os dois esforçavam-se por torná-las felizes e, sempre que podiam, davam-lhes presentes.
Apenas uma coisa diferenciava os dois homens. Um, quando prometia um bom presente à esposa, trabalhava o que fosse preciso para o conseguir, até poder dar-lhe esse magnífico presente. A esposa, agradecida, também lhe tinha preparado em segredo um presente.
O outro homem, pelo contrário, apesar das promessas, nunca consegua cumprir o prometido. Às vezes passavam por montras luxuosas e, como sempre, o marido dizia à mulher: “Brevemente to comprarei”. Mas nunca se decidia. Em certas ocasiões, oferecia-lhe mesmo um presente, mas era por pouco tempo. Acontecia que o tinha pedido emprestado e teria que devolvê-lo.
Os dois homens pareciam iguais, mas um era feliz e o outro não.
Alguém nos dá esta comparação para nos ensinar que, com Deus, também podemos ser como estes homens:
- O homem que dá a Deus o que promete, ainda que lhe custe:
* dá-Lhe cada dia um pouco de tempo
* dá-Lhe o seu trabalho
* dá.Lhe algum sacrifício
* dá-Lhe…
- O homem que anda sempre a prometer a Deus que amanhã Lhe dará algo e chega o amanhã e não Lhe dá nada…
Cuidado com as desculpas! Isso não vale. Se já disseste a JESUS que vais ser seu amigo, dá-Lhe já HOJE o que Lhe corresponde como amigo que é.
Arménio Rodrigues
Oração do Catequista
Oração do Catequista
Deus, Pai de bondade, na força do teu Espírito, ajuda-me a assumir, com coragem e entusiasmo a missão de catequista na realidade em que me colocaste.
Faze-me viver, em profundidade, o encontro transformador com Jesus Cristo, para que, assim, possa suscitar em muitos o amor apaixonado pelo Mestre e por seu estilo de vida.
Ensina-me a abraçar a catequese como espaço privilegiado de vivência comunitária, de modo a contribuir para que nossa Igreja se torne, cada vez mais, lugar de comunhão e participação.
Concede-me a graça de ser profeta a serviço de tua Palavra e nela encontrar inspiração para conduzir o teu povo a uma autêntica experiência religiosa.
Meu testemunho cristão seja de tal modo coerente que contagie os catequizandos e suas famílias e envolva toda a comunidade num processo permanente de amadurecimento na fé.
Renova minhas motivações na busca de uma catequese libertadora, sensível ao jeito e às necessidades de nossa gente, capaz de ligar fé e vida e de caminhar com os mais pobres, favorecendo a formação integral de todas as pessoas.
Dá-me a disposição necessária para preparar-me sempre melhor e cumprir, com generosidade e perseverança, a exemplo de Maria, o serviço que me confias. Assim seja!
quinta-feira, setembro 27, 2007
Agenda Catequistas
Dia - 05-10-2007 - Dia do catequista em Monte Córdova. Inicio 09.30h.
Dia - 09-10-2007 - Reunião geral da catequese no Centro paroquial, pelas 21h.
Dia - 12-10-2007 - Reunião de conselho paroquial no centro paroquial, pelas 21h.
Dia - 13-10-2007 - Festa de inicio da catequese na Igreja pelas 15.30h
Dia - 16-10-2007 - Reunião geral de catequese no centro paroquial. pelas 21h.
Dia - 23-10-2007 - Reunião geral de catequese no centro paroquial, pelas 21
Dia - 27-10-2007 - Reunião de Pais da catequese adolescência, no centro paroquial, pelas 21h.
Dia - 30-10-2007 - Reunião geral de catequese no centro paroquial, pelas 21h.
Aproximando-se o início do ano pastoral de 2007/08 importa marcar um programa que abranja todas as obras e movimentos da apostolado, que as dinamize e as comprometa.
Entendemos que o programa da pastoral deve ter presente a orientação do nosso bispo que vai publicar uma nota sobre a «evangelização»- a grande prioridade da diocese.
Reunidos no passada terça feira dia 25 de Setembro de 2007 o grupo de catequistas da nossa paróquia, reflectiu e concluimos:
1) - A necessidade de conhecer melhor Jesus para podermos transmitir os seu ensinamentos;
- precisamos de nos sentirmos enriquecidos com a Sua Palavra para cumprirmos a nossa missão;
- precisamos de nos sentirmos próximos de Jesus, porque é uma necessidade pessoal.
2) Achamos muito importante:
- Conhecimento bíblico;
- metodologias e técnicas de transmissão dos conhecimentos: conhecimentos de como lidar com os catequizandos.
- Passar a mensagem de Jesus entre os catequistas: passar para as crianças: passar para os pais: - Transmitir a mensagem de boca em boca.
- Promover o diálogo entre os catequistas, de modo a confrontar ideias, trocar experiências;
- Promover a formação de enriquecimento pessoal e de enriquecimento enquanto catequistas;
- Promover momentos de reflexão e de oração.
3) A forma para que a nosso grupo contribua para melhor evangelizar a comunidade de Santo Tirso:
No nosso grupo de trabalho, de amigos e na nossa família promover momentos de diálogo e troca de experiências; convidar as instituições públicas a participar nas celebrações festivas;
promover convívios; promover palestras; promover visitas aos idosos e doentes ao domicílio; participar em acções de solidariedade.
O Grupo de Catequistas.
25/09/2007