IMACULADA CONCEIÇÃO


Após a revolução de 1 de Dezembro de 1640, D. João, Duque de Bragança, deslocou-se de Vila Viçosa para Lisboa onde foi aclamado Rei de Portugal após 60 anos de domínio espanhol.
    Logo depois mandou celebrar na Capela Real, a 8 de Dezembro, imponente solenidade em honra de Maria Santíssima.
   O Rei Restaurador sentia o desejo de engrandecer a Mãe de Deus por tantas graças concedidas a Portugal por Sua intercessão e, assim, no dia 25 de Março de 1646, estando as Cortes reunidas com o seu soberano, foi lida, pelo secretário de Estado, a Provisão Régia onde El-Rei consagrava Rainha de Portugal Nossa Senhora da Conceição.
    Mais tarde, já no reinado do seu filho D. Pedro II, o Papa Clemente X, respondendo a um pedido de D. João IV, confirmou, a 8 de Maio de 1671, a eleição de Nossa Senhora da Conceição como Rainha de Portugal.
   Desde então, os Reis Portugueses acharam por bem abdicar da coroa nas suas cabeças, passando a ser representados com a coroa a seu lado.
   Não se repetindo a História, parece, contudo, repetir-se idêntica atmosfera de incerteza e de angústia...
   Que neste vazio os Portugueses do nosso tempo estejam dispostos a fazer crescer no seu coração o infinito amor a Nossa Senhora da Conceição, amor que os nossos antepassados semearam em nós.

O Mistério da Imaculada Conceição aponta para a humanidade de Maria concebida por Deus sem mancha de pecado e para a resposta livre de Maria que seguiu esse caminho de graça mantendo-se imaculada.


Foi no encontro desta escolha livre de Deus e na resposta livre de Maria, pelo seu sempre «SIM» radical ao projecto de Deus, que se deu o nascimento de Jesus Cristo, verdadeiro Deus e verdadeiro Homem, no qual a Humanidade e a Divindade não se desencontram mas encontram-se numa perfeita harmonia. Aprendendo a viver a fé com Maria podemos também nós fazer esta experiência de encontro entre Deus e a nossa humanidade, descobrindo Cristo como Aquele que nos habita, como Aquele que é mais íntimo a nós do que nós mesmos, como Aquele que nos chama a viver a nossa humanidade à Sua semelhança.

Senhora,
Com a aproximação desta época natalícia, vimos, mais do que pedir, agradecer. Agradecer o facto de nos protegeres e orientares. Retribuir o amor e carinho de mãe que nos teces. Enfim, louvar-te em nome de todas as mães que, diariamente, contam com o teu suporte e compreensão...com a tua ajuda e auxílio. É certo que o Natal se encontra, já, desprovido de quaisquer valores morais, devido, talvez, ao apego que detemos sobre as coisas materiais. Ensina-nos a, tal como tu, procurar o caminho de Deus, mesmo que tal implique o abandono de coisas que, aos nossos olhos, são fundamentais. Auxilia-nos neste caminho penoso e fortalece, também, as nossas mães.
Pretendemos melhorar e tornar esta época um momento de reconciliação e união – é tempo de perdoar, é hora de ajudar. É da nossa inteira responsabilidade dar o primeiro passo...
Ajuda-nos, Senhora, a tornar a nossa pretensão algo concretizável.


Vídeo - Imaculada Conceição

Nenhum comentário: