sábado, fevereiro 11, 2012

Conversão de S. Paulo

Paulo, o Missionário


Na imensa descendência de Abraão encontramos Saulo, uma personagem entusiasmante que suscitará certamente muitas interpelações no nosso caminho de crentes.
Saulo que se fez cristão com o nome de Paulo é o grande agente da missão cristã da Igreja primitiva.

Quem era Saulo?

Saulo nasceu em Tarso, de pais judeus. Em Jerusalém foi discípulo de Gamaliel (Act 22, 3). É quase certo que Saulo chegou a Jerusalém depois da morte de Jesus e que nunca O viu durante a sua vida terrena.
Levado pelo seu zelo Saulo tornou-se em um "rígido" fariseu (Gal 1, 14). A prová-lo está a sua presença no apedrejamento de Estêvão, o primeiro mártir da Igreja primitiva (Act 7, 54-60).

Caminho de Damasco: O encontro com o Ressuscitado

A conversão de Saulo a Jesus Cristo foi o resultado da sua experiência na estradad de Damasco. Ele próprio, mais de uma vez, narra o seu encontro com o Nazareno:

"Ia a caminho, e já próximo de Damasco, quando, por volta do meio dia, uma intensa luz, vinda do Céu, me rodeou com a sua claridade. Caí por terra e ouvi uma voz que me dizia: "Saulo, Saulo, porque me persegues?" Respondi: "Quem és Tu, Senhor? Ele disse-me, então: "Eu sou Jesus de Nazaré, a quem tu persegues." Os meus companheiros viram a luz, mas não ouviram a voz de quem me falava. E prossegui; "Que hei-de fazer, Senhor?" O Senhor trespondeu-me: "Ergue-te, vai a Damasco, e lá te dirão o que se determinou que fizesses." (Act 22, 6-10)

Ao erguer-se do chão, embora tivesse os olhos abertos, não via nada. Foi necessário levá-lo pela mão e, assim, entrou em Damasco, onde passou três dias sem ver, sem comer nem beber até que foi curado e baptizado por Ananias (Act 9, 12-18)


De perseguidor a discípulo de Jesus Cristo

Paulo, não mudou apenas o nome, mas sobretudo "ficou cheio do Espírito Santo" (Act 9, 17).
Estavam reunidas as condições para poder confiar-se a Paulo uma nova missão.
A Ananias, reticente dada a actuação de de Saulo contra os cristãos, Jesus assegurou: "Vai, pois esse homem é instrumento da minha escolha, para levar o meu nome perante os pagãos, os reis e os filhos de Israel. Eu mesmo Lhe hei-de mostrar quanto ele tem de sofrer pelo meu nome." (Act 9, 15-16).

O chamamento para seguir Jesus Cristo, é sempre um convite a cooperar na salvalão do mundo. Aos que chama especialmente para serem apóstolos, testemunhas, mostra-lhes tudo o que terão que enfrentar pelo seu nome, por amor d´Ele.
E na verdade a estreia de Paulo deixou bem claro que ser discípulo de Jesus não é sinónimo de sucessos fáceis. Logo na sua primeira pregação encontrou a hostilidade dos seus irmãos judeus (Act 9, 15-16).
No entanto ele não desanimou! Expôs-se em público, procurou o diálogo. Esteve preso e foi castigado ou mesmo expulso. Não foi uma vida tranquila. Nas diversas Cartas que escreveu, ele mesmo descreve as ameaças que padeceu e enfrentou (2 Cor 11, 16-33).


A Adesão de Paulo ao Deus de Jesus Cristo

Foi na escuridão que encontrou o Deus de Jesus Cristo. O inteiro edifício da vida de Paulo ruiu com a sua "queda do cavalo". Ele caiu... e com ele a imagem que tinha de Deus.
Paulo compreendeu, no encontro com Jesus Ressuscitado, que só graças a Jesus nos tornamos justos. Somos já acolhidos e amados sem condições (Fl 3, 4-14)
Paulo torna-se assim o maior apóstolo da Igreja das origens. Aquele que antes tinha perseguido, agora anuncia-O com a mesma paixão.
Paulo é ainda o místico que conheceu e experimentou Jesus em si mesmo. Paulo encontrou em Jesus uma nova identidade. Ele agora define-se a partir de Jesus: "É que eu, pela Lei, morri para a Lei, a fim de viver para Deus. Estou crucificado com Cristo. Já não sou eu que vivo, mas é Cristo que vive em mim. E a vida que agora tenho na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus que me amou e a si mesmo se entregou por mim" (Gal 2, 19-20).


Torna-se Missionário...

Com o dom da vida cada um de nós recebe uma missão. Paulo não é apenas o divulgador de uma causa. É um homem que teve um encontro que transformou radicalmente a sua vida e que o levou a deixar tudo para partilhar com os outros essa revelação tão intensa.



Vídeo com som - S. Paulo








Abraço fraterno!
ArménioRodrigues

quinta-feira, fevereiro 02, 2012

Bem-Aventurados


«Bem-aventurados os mansos porque eles possuirão a terra»

Força, poder e violência são a grande trindade do nosso século.
E Cristo atreve-se a chamar bem-aventurados precisamente aos mansos? Será esta bem-aventurança uma exaltação da debilidade, da covardia, da falta de virilidade?

Os mansos são, simplesmente, os que participam da “mansidão de Cristo” (2 Cor 10,1).
A mansidão, pois, mais que uma virtude, pode definir-se como “ um complexo de virtudes, uma forma especial da humildade e da caridade, que abrange a condescendência, a indulgência, a suavidade e a mesma misericórdia”.

Cristo era suave, mas não só isso. Era também forte. Quando alguém Lhe bate, não responde com outra bofetada, mas levanta a palavra para protestar contra a pancada injusta.
Manso é aquele que mostra com suavidade a sua fortaleza interior.
Aos mansos promete-se o mesmo que aos pobres: uns e outros terão como herança construir uma humanidade nova e entrar na vida eterna. Também se lhes dará “o resto por acréscimo”. Os mansos ir-se-ão impondo com a doce força dos seus espíritos. Serão mais fortes e eficazes que os violentos. Construirão, enquanto estes destroem. Mas esta sua vitória na terra dos homens será só o anúncio da sua grande vitória na terra das almas.

Jesus é compreensivo e mostra-se paciente para com todos. Tem em conta as capacidades de cada um e convida-o a avançar. Nunca esmaga o outro, nunca o trata de nulidade, de incapaz ou de idiota. Para Jesus felizes são os que não se irritam contra os outros; felizes são os que não procuram vingar-se dos seus inimigos; felizes são os que não procuram dominar os outros; felizes os que não julgam de maneira temerária, abusiva. Felizes são ainda os que não se apegam às suas próprias ideias, mas procuram simplesmente a verdade. Felizes são os que vêm em cada homem um irmão em Deus.






Abraço fraterno!
Arménio Rodrigues