terça-feira, julho 19, 2011

IDENTIDADE

Identidade

Nascemos frágeis e indefesos, mas cheios de potencialidades, a nossa riqueza só emerge se formos acolhidos e reconhecidos. É nesse "lar" que adquirimos as ferramentas para ler e entender o mundo e a nós mesmos. Na relação com os outros passamos de indivíduos a pessoas. Interiorizamos os valores da cultura onde vivemos, e vamos construindo assim a nossa identidade - humanizamo-nos.
É na abertura aos outros, no silêncio e na solidariedade que encontramos o sentido da vida (transcendência).
A transcendência, abertura ao divino, surge no horizonte do especificamente humano. Jesus Cristo é o modelo da nossa caminhada, ele foi acolhido, reconhecido por uma família e um povo da matriz cultural judaica. À medida que constrói a Sua Identidade pessoal, descobre que Deus é um "ABBA; Paizinho querido". Ele descobre-se Filho de Deus e relaciona-se com Ele como Filho. Lê o mundo e os acontecimentos à luz desta relação, e sente-se impelido por esta relação a anunciar o Reino de seu Pai. Sabe que vai morrer por causa disso, mas prefere ser fiel ao seu ser de Filho.
A nossa identidade passa por sermos acolhidos e reconhecidos. Esta é a plataforma para nos podermos transcender. Então podemos procurar: Deus em nós e a nós em Deus. Só aquele que está aberto ao divino é capaz de atingir a sua plena identidade como ser humano.
O Amor é a força que nos identifica!


Video: IDENTIDADE




Abraço fraterno
Arménio Rodrigues